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Home Office: como executá-lo com sucesso

A Pandemia gerada pelo COVID-19 alterou a rotina dos profissionais de diversas áreas, exigindo que muitos mantivessem suas atividades em home office, ou seja, transferindo seus trabalhos para dentro de casa. Mais que uma mudança de local, o modo home office exige mudança de hábitos. Gilberto Ferreira, Gerente de Vendas na ICONIC Lubrificantes, faz home office há mais de 16 anos e gerencia uma equipe que trabalha da mesma forma. Pedimos suas dicas para ajudar quem está começando nessa rotina. 

 

 

 

1. Crie seu espaço 

Tenha um espaço dedicado ao trabalho e o habitue-se a usar sempre o mesmo ambiente. Não é necessária uma estrutura completa para que se possa trabalhar em casa, o fundamental é que se tenha um lugar dedicado a esta função. Se for no quarto, na sala ou mesmo na varanda, faça desse espaço seu quartel general. Você irá precisar de um local onde possa usar o notebook, atender ligações, realizar reuniões e manter seu material.

 

 

 

2. Tenha disciplina

Rotina é tudo quando se quer trabalhar em home office. Sim, você deve definir um horário diário de início e fim de expediente. Vista-se de forma minimamente adequada – deixe o pijama para o momento de dormir – e prepare-se para trabalhar. Faça suas atividades particulares (tomar banho, escovar os dentes, fazer o café da manhã, etc.) antes de iniciar o turno de trabalho.

 

 

 

 

3. Faça pausas

A tradicional pausa para o cafezinho deve ser trazida para o home office. Você precisa fazer intervalos para quebrar a sequência de trabalho e manter a concentração e a motivação. Se não for o café na cozinha, dê uma volta no pátio ou sente no sofá e leia um jornal. Qualquer coisa que tranquilize sua mente por alguns minutos serve. A cada duas horas contínuas de trabalho, dê a você 10 minutinhos. Eles fazem uma diferença enorme na produtividade.

 

 

 

4. Organize-se

Mantenha seu local de trabalho ordenado, isso é fundamental. O escritório apenas mudou de local. Imagine se, de repente, seu home office fosse transferido para dentro da empresa, exatamente como está. Como você se sentiria a respeito de sua organização? Além disso, a organização do local de trabalho ajuda muito na eficiência das tarefas.

 

 

 

 

5. Crie um plano e cumpra-o

Procrastinação resume o fracasso do trabalho em home office: começar o dia com inúmeras tarefas e terminá-lo com nada realizado ou passar a maior parte do tempo sem produzir e postergando o que precisa fazer. Acredite, sempre tem uma desculpa! Inicie o dia com um plano básico do que gostaria de cumprir ao longo dele, esse plano vai te indicar o que fazer quando não lembrar que tarefa deve realizar.

 

 

 

6. Fale com as pessoas

É importante lembrar que você está em home office e não em uma caverna, portanto é fundamental manter a comunicação com seus colegas de trabalho. Em um período da manhã e outro a tarde, dedique tempo para ligar para um colega e conversar sobre algo da empresa. Troque experiências, isso vai te lembrar que pertence a um grupo ou comunidade e te fortalecerá mentalmente.

 

 

 

 

7. Use ferramentas para se conectar ao máximo

Use e abuse da tecnologia para comunicar-se e manter a troca de informações. Hoje dispomos de muitas tecnologias que nos ajudam a manter uma comunicação eficiente e barata. Não economize na velocidade da internet, com uma boa velocidade você pode usar Skype, Microsoft Teams, VPN, Outlook, Videoconferência, etc., essas ferramentas serão responsáveis por te conectar as pessoas e com o mundo.

 

 

 

 

8. Preocupe-se com seu bem-estar

Isso é bom para você e sua empresa. Busque informações na internet sobre postura no local de trabalho. São dicas super importantes para que você não desenvolver LER (Lesões por Esforço Repetitivo), dores pontuais por má postura e, por fim, indisposições oriundas da maneira como você senta e utiliza o computador. Além disto, procure efetuar pequenos alongamentos e correções de postura em intervalos de tempo.

 

 

 

9. Seja o exemplo

Se você ocupa uma posição de liderança, mantenha a equipe ocupada lembrando objetivos e tarefas diárias. Agende reuniões periódicas com a equipe, a cada 2 ou 3 dias. É fundamental manter o foco no negócio. Compartilhe com a equipe como você está usando seu tempo e a prioridade de determinadas tarefas. Estabeleça objetivos de curto prazo e expectativas.