gerenciamento de alarmes

O objetivo é depurar as mensagens e alarmes disparados à equipe de operação, ajudando-a a focar no que realmente interessa, seja em situações críticas ou no dia-a-dia da planta, de forma a aumentar sua eficiência operacional.

Para esse tipo de projeto, aplicamos, preferencialmente, o software BR-AlarmExpert.

Gerenciamento de Alarmes em Industrias

Etapas do projeto de implementação

  • Avaliação do sistema: Os alarmes da unidade são coletados e armazenados eletronicamente em uma base de dados, de modo que possam ser utilizados na avaliação de índices. Existem três índices principais utilizados para a classificação de um sistema de alarmes:
  • Número médio de alarmes/10 min/operador
  • Número máximo de alarmes/10 min/operador
  • % de horas com >5 alarmes/10 min/operador

Na tabela abaixo, vemos os valores recomendados pelo documento 191 da EEMUA para alguns desses índices e outros adicionais, bem como os valores típicos de cada tipo de indústria:

Gestão de Alarmes em Industrias Tabela com Recomnedações

Com base nesses índices é possível classificar um sistema de alarmes em três níveis: sobrecarregado, reativo, estável, robusto e preditivo.

  • Análise e melhorias: A Trisolutions aplica diferentes técnicas de acordo com os problemas que o sistema estiver apresentando. Os principais são:
  1. Excesso de alarmes em situações de emergências (alarm flooding)
  2. Alarmes muito frequentes (bad actors)
  3. Alarmes espúrios (chattering alarms), que ocorrem repetidamente em intervalos de tempo muito curtos devido à má configuração de banda morta.
  4. Alarmes congelados (standing alarms)
  • Controles e Treinamentos: Para garantir que os resultados alcançados sejam mantidos, é necessário fazer um acompanhamento constante, com o envio automático de relatórios dos alarmes mais frequentes e sua distribuição no tempo. Além disso, é importante treinar a equipe de operação para atuar dentro da filosofia
    estabelecida.
  • Sistema MOC: Para completar, pode ser feita a implementação de um programa de gerenciamento de mudanças (Management of Change – MOC). Assim, toda alteração seguirá a metodologia definida no documento de filosofia de alarmes.

Suporte
Após a implementação da solução, a Trisolutions oferece o acompanhamento remoto da equipe de engenharia, com o objetivo de que o sistema apresente os melhores resultados. O serviço de suporte pode ser renovado a cada ano.

Veja alguns resultados:

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