Home 9 Soluções 9 Controle avançado 9 Aumente a eficiência industrial com Controle Avançado
Aumente a eficiência industrial com Controle Avançado

Conheça as etapas básicas de implementação desta solução.

A variabilidade excessiva em em plantas industriais é considerada um dos principais motivos para perdas materiais, econômicas e ambientais. Assim, para uma indústria de alta performance, se torna indispensável implementar soluções que passem pela estabilização do processo e depois pela otimização do ponto de operação. Um projeto típico passa pela melhoria dos controles básicos e pela aplicação de um controle avançado on-line para o aumento de eficiência operacional. Mas, afinal, como a implementação é feita na prática?

Neste texto traremos o processo, etapa por etapa, para você saber o que esperar quando decidir disponibilizar um controle avançado que facilite que a operação otimize as variáveis-chave da planta industrial.

1. Análise e diagnostico de processo e projeto conceitual

Em primeiro lugar, é necessário fazer um entendimento aprofundado sobre as estratégias de controle existentes, listagem das variáveis-chave, matriz de controle do controle avançado e objetivos de otimização.

2. Análise e melhoria do controle básico

A primeira ação em planta envolve analisar e garantir que o controle básico tenha um desempenho adequado. Neste momento podem ser necessárias ações corretivas, como sintonias PID, manutenção de instrumentação, alterações de estratégias de controle, entre outras.

3. Desenvolvimento de inferências (VOAs – Virtual On-Line Analizers)

Geralmente um controle avançado realiza a otimização do processo ao levar as propriedades e restrições operacionais para os seus limites. É necessário a medição em tempo real destas propriedades e restrições. Caso não existam analisadores em linha para tais propriedades, ou se seus resultados não forem adequados para o uso no controlador, pode ser preciso o desenvolvimento e a implementação de inferência para a predição em tempo real dessas propriedades-chave.

4. Geração do Modelo Preditivo

Nesta etapa é desenvolvido o modelo preditivo multivariável do processo, que é utilizado para a definição das ações de otimização na planta. O modelo pode ser desenvolvido a partir de modelagem gerada  dos balanços de massa e energia ou ainda de forma estatística, quando são coletados dados de processo para a estimação da matriz dinâmica. Neste caso, normalmente são realizados testes em planta para a coleta de dados de processo adequados para a geração e validação do modelo.

5. Configuração do Controlador Avançado

Nesta fase são realizadas as adequações no sistema de controle da planta, a configuração do controlador avançado, as telas de operação e integração entre esses sistemas. Por fim são testadas todas as funciolidades, garantindo-se que o sistema integrado está pronto para operação.

6. Partida e Comissionamento

O controlador será ligado de forma gradativa e o seu comportamento será adequado e validado por subsistemas até que se habilite todo o sistema. Aqui deverão ser realizadas melhorias na aplicação, como alterações na sintonia e no modelo. É fundamental que a operação participe ativamente dessa etapa. Após o período de comissionamento, quando a forma de operação já estiver consolidada, serão ministrados treinamentos formais para a equipe de operação e de acompanhamento.

7. Operação Assistida e Treinamentos Complementares

Partida e acompanhamento da operação do controle avançado na sala de controle, fazendo ajustes se necessários. São realizados treinamentos adicionais na própria estação de trabalho do operador, focados na operação do controlador.

8. Quantificação dos Benefícios e Documentação Técnica

Por fim os retornos da aplicação são mensurados e é gerada a documentação técnica da solução de controle avançado.

Então, como podemos ver, implementar Controle Avançado é um processo complexo mas que traz enormes benefícios para sua indústria. A duração de um projeto desses varia com a complexidade da aplicação e com a disponibilidade da planta industrial, mas pode variar de alguns meses até mais de um ano de execução.

Confira, abaixo, os cases em grandes empresas que já optaram pela nossa parceria para aumentar sua eficiência com uma solução de Controle Avançado.