Como reduzir o número de alarmes por operador em 97%

Software de gerenciamento de alarmes aliado a reuniões semanais com operadores e engenheiros de automação possibilita redução do número de alarmes em indústria de mineração.

Ao se avaliar a planta industrial de uma empresa de mineração, encontrou-se uma quantidade excessiva de alarmes configurados nos supervisórios. Havia, também, falta de padronização e clareza nas mensagens dos alarmes e classificação equivocada de prioridades: principais responsáveis pela não efetividade dos sistemas. Em um processo com muitos alarmes ativos, situações anormais que devem ser acompanhadas para não passarem despercebidas. Em períodos de emergência, alarmes em excesso e mal configurados são um grande problema. Com aplicação de software de gerenciamento de alarmes, aliado a reuniões semanais com operadores e engenheiros de automação, reduziu-se em 97% o número de alarmes por operador, ou seja, de 1.200 para 50 alarmes por hora.

SEGMENTO
Estabilização e Segurança Operacional

TIPO DE PROJETO
Gerenciamento de Alarmes

SOLUÇÃO
Engenharia + Gestão do Conhecimento

  • Instalação e configuração da ferramenta.
  • Acompanhamento da efetividade das ações corretivas através da ferramenta MOC, garantindo a continuidade do processo.
  • Envolvimento de operadores e engenheiros de automação, de controle e de manutenção para iniciar a racionalização dos alarmes em reuniões semanais, nas quais eram tratados os Top 20 alarmes do período.

Aproveite e conheça a nossa solução para o Gerenciamento de Alarmes e nossa software Br-AlarmExpert.

Rua General Bento Martins, 24 cj 1101
CEP 90010-080
Fone.: +55 (51) 3227 8514
Porto Alegre/RS - Brasil