Como reduzir o número de alarmes por operador em 97%

O uso do software BR-AlarmExpert, combinado com reuniões periódicas com equipe multidisciplinar da planta, possibilitou a depuração do sistema de alarmes em uma mineradora.

Os operadores da mineradora tratavam com uma quantidade excessiva de alarmes ativados durante a operação usual da planta industrial. Para resolver esta situação foi instalado o BR-AlarmExpert, software de gestão de alarmes, e fornecida a capacitação necessária para que a equipe da mineradora pudesse depurar o seu próprio sistema de alarmes.

Como uso do software foi possível constatar que o número de alarmes ativados por hora, para cada operador, era de cerca de 2.000, o que corresponde a cerca de 30 alarmes por minuto, quantidade impossível de ser gerenciada pela operação. Na prática a operação desconsiderava o sistema de alarmes no seu dia-a-dia.

Além de se quantificar o número de alarmes total, com o BR-AlarmExpert pode-se identificar claramente quais são os bad-actors, os piores alarmes, que são os grandes responsáveis pela excessiva carga de ativação para o operador.

A análise destes bad-actors passou a ser realizada em reuniões multidisciplinares periódicas, que envolviam equipes de operação, automação, e acompanhamento de processos. Com a implementação das mudanças de configuração indicadas nesses encontros, em poucas semanas reduziu-se em 97% o número de alarmes.

Com este projeto de depuração do sistema de alarmes, passaram a ser ativados apenas 50 alarmes por hora por operador, o que possibilitou que a equipe utilizasse a camada de proteção em seus cotidiano. Como efeito, o número de paradas não programadas, causadas por intertravamentos na unidade, foi reduzido em cerca de 70%.

SEGMENTO
Estabilização e Segurança Operacional

TIPO DE PROJETO
Gerenciamento de Alarmes

SOLUÇÃO
BR-AlarmExpert + Acompanhamento Técnico + Gestão do Conhecimento

  • Revisão do Documento de Filosofia de Alarmes.
  • Instalação e configuração do software
  • Identificação de bad-actors.
  • Reuniões multidisciplinares de avaliação dos bad-actors e recomendações de reconfiguração.
  • Implementação das alterações.

Aproveite e conheça a nossa solução para o Gerenciamento de Alarmes e nossa software Br-AlarmExpert.

Rua General Bento Martins, 24 cj 1101
CEP 90010-080
Fone.: +55 (51) 3227 8514
Porto Alegre/RS - Brasil